
A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes vai implementar um moderno sistema de tecnologia para desburocratizar, agilizar e tornar mais eficiente a compra de medicamentos e materiais médico-hospitalares. A cerimônia de lançamento do primeiro edital para a implantação da Plataforma de Marketplace acontecerá na próxima sexta-feira (25), às 9h, no auditório da Cespu Europa, em Jardim Jordão.
A iniciativa visa atender diretamente às necessidades das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, garantindo um abastecimento mais rápido e transparente.
Como vai funcionar o novo sistema?

A plataforma, que será operada pela empresa Licitar Digital, funcionará como um grande shopping virtual para as compras públicas da saúde.
- Cadastro de Fornecedores: Empresas fornecedoras de medicamentos e materiais poderão se cadastrar gratuitamente no sistema.
- Disponibilização de Produtos: Após a aprovação do cadastro, as empresas poderão ofertar seus produtos na plataforma.
- Aquisição pela Prefeitura: A gestão municipal fará a aquisição dos itens diretamente pelo marketplace, conforme a demanda das unidades de saúde.
Este modelo fomenta a competitividade, estimula a economia local e regional e fortalece a transparência, já que todo o processo é eletrônico e rastreável.
Projeto apresentado e validado no TCE

Para garantir a segurança jurídica e a conformidade do novo sistema, o prefeito Mano Medeiros se reuniu, nesta terça-feira (22), com o presidente do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE), Valdecir Pascoal, para apresentar o projeto.
“A conversa com o presidente do TCE foi de extrema importância, pois queremos conduzir o processo em conformidade com o Tribunal. O feedback foi muito positivo para a implantação do sistema, que trará inúmeros benefícios para o município”, afirmou o prefeito.
Inovação e conformidade com a nova Lei de Licitações
Com a plataforma, Jaboatão se alinha às mais modernas práticas de gestão e atende integralmente às exigências da nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos (Lei nº 14.133/21).
O secretário Thiago Fernandes destaca o pioneirismo da iniciativa. “O Marketplace transforma Jaboatão em um protagonista nacional na transformação digital das compras públicas, ao mesmo tempo em que garante à população o direito fundamental à saúde. É possível conciliar inovação, interesse público e eficiência”, afirma.