
A Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC) divulgou nesta terça-feira (24) a previsão atualizada de precipitações para o restante da semana em Pernambuco. O cenário climático segue semelhante ao observado durante o São João, com chuvas previstas para diversas regiões do estado, principalmente na Região Metropolitana do Recife e nas Zonas da Mata Norte e Sul.
Previsão detalhada para as regiões de Pernambuco
Região Metropolitana do Recife e Zonas da Mata Norte e Sul
A APAC indica que essas áreas devem registrar pancadas de chuva de intensidade fraca a moderada entre quarta-feira (25) e sábado (28). No domingo (29), a tendência é de chuvas com intensidade moderada, podendo acumular entre 30mm e 50mm de precipitação.
Agreste Pernambucano
No Agreste, a previsão aponta para pancadas de chuva fraca a moderada na quarta, sábado e domingo. Já na quinta e sexta-feira, a tendência é de chuvas mais leves, com menor volume acumulado.
Sertão de Pernambuco
Para o Sertão, a expectativa é de chuvas fracas até domingo, com possibilidade de ausência de precipitações em alguns municípios, principalmente entre quarta e sexta-feira. No Sertão do São Francisco, a chuva deve chegar apenas no sábado, também com intensidade leve.
Chuvas persistem após o São João
O fim das festividades juninas não trouxe mudanças significativas no clima. A persistência das chuvas é típica do inverno pernambucano, que começou oficialmente em 20 de junho. Historicamente, o período entre maio e agosto é marcado por maior incidência de chuvas no Litoral, Zona da Mata e Agreste, influenciado pelos ventos alísios de sudeste.
Nas últimas 24 horas, municípios como Goiana, Ilha de Itamaracá e Cabo de Santo Agostinho registraram os maiores volumes de chuva, todos localizados na Região Metropolitana do Recife1.
Temperaturas e ventos
Com a chegada do inverno, as temperaturas tendem a cair mais acentuadamente no Agreste e Sertão, podendo chegar a marcas inferiores a 15°C. O período também é marcado pelo aumento da intensidade dos ventos, especialmente no litoral pernambucano.
Recomendações
A APAC reforça a importância de atenção redobrada para moradores de áreas suscetíveis a alagamentos e deslizamentos, principalmente nas regiões com previsão de chuva moderada. A população deve acompanhar os alertas oficiais e evitar áreas de risco durante as precipitações mais intensas.
