
Uma grande obra de manutenção da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) no Sistema Pirapama vai interromper o fornecimento de água para três cidades do Grande Recife. A paralisação terá duração de 72 horas, afetando cerca de 2 milhões de pessoas em 60 bairros.
A intervenção está programada para começar às 20h do dia 22 de julho (segunda-feira). A previsão é que a distribuição de água seja retomada, de forma gradual, na noite de 25 de julho (quinta-feira).
Por que a manutenção é necessária?

Segundo a Compesa, esta será a primeira grande manutenção preventiva no Sistema Pirapama em 15 anos de operação. O sistema é o maior produtor de água de Pernambuco, responsável por 34% do abastecimento do Grande Recife.
Segundo o presidente da Compesa, Alex Campos, a obra tem múltiplos objetivos. “Um dos maiores objetivos dessa parada é evitar grandes acidentes no futuro, permitir que a gente tenha melhor eficiência operacional e também promover uma interligação […] que vai permitir que a água chegue para Marcos Freire, para o UR-11”, afirmou.
A Compesa informou que a obra visa:
- Revisar todos os componentes operacionais.
- Recuperar mais 200 litros de água por segundo para o sistema.
- Garantir mais segurança e evitar paralisações emergenciais no futuro.
- Melhorar a qualidade da água e reduzir custos com produtos químicos.
Como se preparar para a falta d’água?
A Compesa divulgou algumas recomendações para que os moradores possam enfrentar o período de suspensão no abastecimento com mais tranquilidade:
- Armazene água: Mantenha a caixa d’água e outros reservatórios cheios, limpos e bem vedados.
- Use com consciência: Evite desperdícios e use a água apenas para o essencial.
- Banhos curtos: Reduza o tempo no chuveiro.
- Adie tarefas: Deixe para lavar roupas e grandes louças após a normalização do serviço.
- Feche a torneira: Ao lavar louça ou escovar os dentes, mantenha a torneira fechada.
Confira a lista de bairros afetados
Recife (42 bairros):
- Afogados, Aflitos, Areias, Bairro do Recife, Barro, Boa Viagem, Bongi, Brasília Teimosa, Cabanga, Caçote, Coelhos, Curado, Derby, Espinheiro, Estância, Graças, Ibura, Imbiribeira, Ilha do Leite, Ipsep, Jardim São Paulo, Jiquiá, Joana Bezerra, Jordão, Madalena, Mangueira, Mustardinha, Paissandu, Pina, Prado, San Martin, Sancho, Santo Amaro, Santo Antônio, São José, Setúbal, Soledade, Tijipió, Torre, Zumbi.
- Parcialmente: Encruzilhada e Cordeiro.
Jaboatão dos Guararapes (16 bairros):
- Barra de Jangada, Cajueiro Seco, Candeias, Comportas, Curcurana, Jardim Jordão, Jardim Guararapes, Jardim Prazeres, Lagoa das Garças, Massangana, Massaranduba, Muribeca, Piedade, Prazeres, Sotave, Tieta.
Cabo de Santo Agostinho:
- Todo o município será afetado, exceto as localidades de Charneca, Novo Horizonte, Rosário e Gaibu, que são abastecidas por outro sistema.
Veja também: