Vereadores de Jaboatão fazem cobrança ao executivo por falta de respostas a requerimentos

A cobrança ao Executivo por mais respeito e agilidade no atendimento às demandas da população marcou o tom da 70ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Jaboatão dos Guararapes. Após a leitura de dezenas de requerimentos solicitando serviços básicos, 0 3º Vice Presidente Robinson Biro Biro expressou a frustração dos parlamentares com a falta de retorno da gestão municipal, refletindo um sentimento crescente de que as solicitações formais não estão sendo tratadas com a devida prioridade.

O desabafo, ocorrido na sessão de 16 de setembro de 2025, reflete um sentimento crescente de que as solicitações formais, que representam os anseios da comunidade, não estão sendo tratadas com a devida prioridade pela gestão municipal.

 cobrança ao Executivo

“Expor os Requerimentos Atendidos e os que Não Foram”

O estopim para a cobrança foi a longa lista de pedidos lidos em plenário, que iam desde a pavimentação de ruas e limpeza de canais até o reparo de um bebedouro em um posto de saúde. Ao final da leitura, parabenizou o trabalho das equipes dos gabinetes, que vão a campo identificar os problemas, mas lamentou a falta de retorno por parte da prefeitura.

Para dar mais transparência ao processo e pressionar por resultados, ele fez uma proposta contundente: que a Câmara crie um mecanismo para monitorar e divulgar o status de cada solicitação.

+ Vereadores apresentam requerimentos para bairros

“Que a casa possa fazer um levantamento do quantitativo de requerimentos que a gente já obteve resposta, se foi aprovado ou não, e consequentemente também fazer o quantitativo daqueles que não foram aprovados”, sugeriu o presidente. “Eu acho que se a gente começar a expor isso, os requerimentos aprovados e os que não foram atendidos, talvez a gente comece a ter nosso serviço mostrado de forma diferente à sociedade.”

Acompanhe:

O Papel do Vereador de cobrança ao Executivo e a Falta de Execução

A fala do parlamentar evidencia um dos principais dilemas do Poder Legislativo municipal: o vereador fiscaliza, ouve a comunidade e formaliza os pedidos, mas a execução depende inteiramente do Poder Executivo (prefeitura e suas secretarias). Quando as solicitações não são atendidas, a população frequentemente cobra do vereador, que fica de mãos atadas.

A cobrança ao Executivo feita em plenário busca justamente jogar luz sobre essa dinâmica, mostrando que o trabalho legislativo está sendo feito, mas que as soluções não saem do papel por inércia da gestão.

As principais demandas apresentadas na sessão incluíam:

  • Infraestrutura: Pavimentação, drenagem e recuperação de esgoto.
  • Serviços Urbanos: Limpeza de canais, capinação e retirada de entulho.
  • Saúde e Ordenamento: Manutenção em postos de saúde e fiscalização de estruturas abandonadas.

A proposta de criar um “placar” de requerimentos, se levada adiante, pode se tornar uma poderosa ferramenta de fiscalização e pressão popular. A expectativa dos vereadores é que, ao tornar pública a ineficiência, a prefeitura se sinta compelida a agir e a prestar um serviço de melhor qualidade para os cidadãos de Jaboatão dos Guararapes.

  • Related Posts

    Posse na Câmara: Melquizedec assume vice-presidência da Câmara em Jaboatão dos Guararapes

    A recente posse na Câmara Municipal de Jaboatão dos Guararapes marcou um novo capítulo na administração legislativa da cidade. Realizada no dia 10 de dezembro de 2025, a sessão solene oficializou a…

    Proposta de lei sobre dança nas escolas gera debate em Jaboatão

    Projeto de autoria da vereadora Jeane Cândido visa proibir danças com conotação sexual na rede municipal de ensino, levantando discussões sobre proteção da infância e liberdade de expressão artística. A…

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Defesa Civil

    Grande Recife: Fortes Acumulados de Chuva em Pernambuco em 24h

    Grande Recife: Fortes Acumulados de Chuva em Pernambuco em 24h

    Ventos Fortes Atingem PE; Rajadas Chegam a 52 km/h

    Ventos Fortes Atingem PE; Rajadas Chegam a 52 km/h

    Jaboatão dos Guararapes Registra Sete deslizamentos de barreiras em 24 Horas

    Jaboatão dos Guararapes Registra Sete deslizamentos de barreiras em 24 Horas

    Defesa Civil de Jaboatão registra cinco ocorrências em 24h e mantém monitoramento das chuvas

    Defesa Civil de Jaboatão registra cinco ocorrências em 24h e mantém monitoramento das chuvas

    Ferramenta “Defesa Civil Alerta” entra em operação nesta quarta(18)

    Ferramenta “Defesa Civil Alerta” entra em operação nesta quarta(18)

    Apac emite alerta de chuvas moderadas a fortes para RMR, Agreste e Zona da Mata

    Apac emite alerta de chuvas moderadas a fortes para RMR, Agreste e Zona da Mata