Desocupação do Edifício Camboa em Jaboatão Remove 31 Famílias de Área de Risco

Desocupação do Edifício Camboa Acontece Após 20 Anos de Interdição

A desocupação do Edifício Camboa foi concluída nesta terça-feira (20) em operação conjunta entre autoridades municipais e estaduais. Primeiramente, equipes da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, em parceria com o Governo de Pernambuco, removeram famílias que habitavam irregularmente o imóvel localizado no bairro de Piedade.

O prédio estava interditado há quase duas décadas, desde 2005. No entanto, continuava ocupado irregularmente, colocando em risco a vida dos moradores. A desocupação do Edifício Camboa, portanto, representa uma importante ação de segurança urbana.

“Esta operação priorizou a preservação de vidas humanas”, explicou o representante da Defesa Civil Municipal.

Famílias Recebem Assistência Durante Processo de Remoção

Durante a desocupação do Edifício Camboa, 31 famílias precisaram deixar o local condenado. Além disso, duas famílias já haviam saído voluntariamente antes da operação oficial, demonstrando consciência sobre os riscos.

As demais famílias, consequentemente, receberam apoio completo da Prefeitura para a mudança. Assim, puderam se deslocar para casas de parentes ou alugar novas residências com segurança.

O Governo do Estado, por sua vez, assumiu a responsabilidade pelo pagamento do auxílio-moradia aos ex-ocupantes. “Ninguém ficará desamparado após a desocupação”, garantiu o Secretário Estadual de Habitação.

Secretaria de Assistência Social Garante Suporte aos Desalojados

A desocupação do Edifício Camboa contou com presença ativa da secretária municipal de Assistência Social, Mila Aguiar. Ela representou a gestão municipal e acompanhou pessoalmente todo o processo.

Mila destacou, entretanto, que o trabalho havia começado dias antes da operação final. “Fizemos o cadastro dessas famílias nos nossos equipamentos socioassistenciais, como o CRAS e o CadÚnico, e seguimos dando todo o apoio possível como gestão municipal”, afirmou.

Ademais, as equipes do Centro de Referência de Assistência Social continuarão monitorando a situação dessas famílias nos próximos meses.

Planejamento Futuro para Área do Edifício Condenado

Após a desocupação do Edifício Camboa, a Prefeitura de Jaboatão anunciou que avaliará o futuro da estrutura. Por conseguinte, estudos técnicos determinarão se o prédio será demolido ou recuperado.

“A segurança da população é nossa prioridade absoluta”, declarou o representante da Secretaria de Infraestrutura Municipal.

Finalmente, autoridades ressaltaram a importância de evitar novas ocupações irregulares em imóveis condenados. Portanto, a fiscalização será intensificada em toda a região metropolitana do Recife.

A desocupação do Edifício Camboa representa um importante passo para a segurança urbana de Jaboatão dos Guararapes. Certamente, as ações integradas entre município e estado demonstram compromisso com o bem-estar da população.

Related Posts

Vereadores de Jaboatão fazem cobrança ao executivo por falta de respostas a requerimentos

A cobrança ao Executivo por mais respeito e agilidade no atendimento às demandas da população marcou o tom da 70ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Jaboatão dos Guararapes. Após…

Proposta de lei sobre dança nas escolas gera debate em Jaboatão

Projeto de autoria da vereadora Jeane Cândido visa proibir danças com conotação sexual na rede municipal de ensino, levantando discussões sobre proteção da infância e liberdade de expressão artística. A…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Defesa Civil

Grande Recife: Fortes Acumulados de Chuva em Pernambuco em 24h

Grande Recife: Fortes Acumulados de Chuva em Pernambuco em 24h

Ventos Fortes Atingem PE; Rajadas Chegam a 52 km/h

Ventos Fortes Atingem PE; Rajadas Chegam a 52 km/h

Jaboatão dos Guararapes Registra Sete deslizamentos de barreiras em 24 Horas

Jaboatão dos Guararapes Registra Sete deslizamentos de barreiras em 24 Horas

Defesa Civil de Jaboatão registra cinco ocorrências em 24h e mantém monitoramento das chuvas

Defesa Civil de Jaboatão registra cinco ocorrências em 24h e mantém monitoramento das chuvas

Ferramenta “Defesa Civil Alerta” entra em operação nesta quarta(18)

Ferramenta “Defesa Civil Alerta” entra em operação nesta quarta(18)

Apac emite alerta de chuvas moderadas a fortes para RMR, Agreste e Zona da Mata

Apac emite alerta de chuvas moderadas a fortes para RMR, Agreste e Zona da Mata